quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O mais pequeno animal do mundo



O «Paedocypris progenetica» é um peixe da família da carpa mas de dimensões muito mais reduzidas. Os espécimes adultos medem entre 7,9 e 8.6 milímetros de comprimento, consoante se tratem de fêmeas ou machos.
O animal vertebrado mais pequeno do mundo foi encontrado na ilha de Samatra, na Indonésia, conforme se descreve na «
Proceedings of the Royal Society: Biologica l Sciences».
Uma equipa internacional de peritos, dirigida pelos professores Tan Heok Hui e Maurice Kottelat, do Museu Raffle de Investigação da Biodiversidade de Singapura, descobriu um macho desta espécie num lamaçal com um elevado nível de acidez na ilha indonésia.
Apesar do seu tamanho minúsculo, o peixe possui barbatanas pélvicas com músculos excepcionalmente grandes que usa para agarrar a fêmea durante o acasalamento, asseguram os investigadores.
«É um dos peixes mais extraordinários que vi. É mínimo, vive num ambiente ácido e tem essas extravagantes barbatanas», comentou Ralf Britz, zoólogo do Museu de História Natural de Londres, que analisou o esqueleto do animal e a estrutura complexa das suas barbatanas pélvicas.

Os «Paedocypris progenetica» caracterizam-se ainda por ter um corpo transparente, quando adultos, o que lhes dá a aparência de uma larva, e por viverem em águas escuras, cem vezes mais ácidas do que a água da chuva.


A escassez de alimentos não parece preocupar estes espécimes que, dado o seu tamanho, se saciam com uma pequena quantidade de plâncton.
Os investigadores acreditam que com a destruição do seu habitat já se tenham perdido várias populações deste tipo de peixes, mas acalentam a esperança de ainda terem tempo para investigar mais sobre a espécie.






2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Aí vai uma atualização p o seu blog... O menor vertebrado do mundo passou a ser uma rã! Segue o link.

    http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/01/ra-de-77-milimetros-e-considerada-o-menor-vertebrado-do-mundo.html

    ResponderEliminar